quarta-feira, 15 de junho de 2011

Duas Mulheres importantes na Igreja: Evódia e Síntique

Leonardo Pereira
Estou lendo e dando uma estudada na carta de Filipenses. Encontrei um comentário, num comentário bíblico (super redundante a frase) e vou citar o conteúdo do comentário, logo abaixo (depois da imagem). O assunto é sobre Evódia e Síntique, que além de serem ativas na igreja são mencionadas pelo Apóstolo Paulo juntamente com as outras pessoas que “trabalharam muito para espalhar o evangelho”.
Brevemente quatro coisas que pensei sobre o texto de Filipenses 4.2-3:
  1. Paulo menciona qualidades dessas duas irmãs;
  2. Paulo menciona um erro dessas irmãs;
  3. Paulo pede para os irmãos ajudarem elas a “Procurem viver bem uma com a outra”;
  4. Mesmo com esse problema aparente, ele menciona que o nome delas e de outros companheiros estão escritos no Livro da Vida.
Aproveitem e leiam o comentário:


O fato de a exortação a duas mulheres na igreja introduzir o último aconselhamento espiritual da carta demonstra que era impossível que fossem diferenças insignificantes ou meramente pessoais entre Evódia e Síntique. Neste ponto nos é permitido ter uma noção importante do papel da mulher no jovem cristianismo. Evódia e Síntique não estavam – como uma interpretação unilateral de 1Co 14.34s e 1Tm 2.11s tenta impor a todas as mulheres no cristianismo – condenadas às panelas, mas tinham serviços importantes a realizar na igreja. Chegaram a estar lado a lado com Paulo “no evangelho”! Como gostaríamos de saber mais detalhes! Aqui “o evangelho” não designa apenas o conteúdo da mensagem de Cristo, mas se refere a toda a atuação histórica dessa mensagem e praticamente designa (como “a fé” em Gl 3.23 e 25) uma época. Quando o evangelho chegou à Europa por instrução do Senhor e realizou sua obra em Filipos, essas duas mulheres estiveram juntas na luta. Será que já tinham participado daquela primeira pequena reunião de mulheres com Lídia na beira do rio ?
Boor, Werner de: Comentário Esperança, Carta Aos Filipenses; Comentário Esperança, Filipenses. Editora Evangélica Esperança; Curitiba, 2006; 2008, S. 259

http://sosgospel.com.br/category/teologia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário