Leonardo Pereira
Estou lendo e dando uma estudada na carta de Filipenses. Encontrei um comentário, num comentário bíblico (super redundante a frase) e vou citar o conteúdo do comentário, logo abaixo (depois da imagem). O assunto é sobre Evódia e Síntique, que além de serem ativas na igreja são mencionadas pelo Apóstolo Paulo juntamente com as outras pessoas que “trabalharam muito para espalhar o evangelho”.
Brevemente quatro coisas que pensei sobre o texto de Filipenses 4.2-3:
- Paulo menciona qualidades dessas duas irmãs;
- Paulo menciona um erro dessas irmãs;
- Paulo pede para os irmãos ajudarem elas a “Procurem viver bem uma com a outra”;
- Mesmo com esse problema aparente, ele menciona que o nome delas e de outros companheiros estão escritos no Livro da Vida.
O fato de a exortação a duas mulheres na igreja introduzir o último aconselhamento espiritual da carta demonstra que era impossível que fossem diferenças insignificantes ou meramente pessoais entre Evódia e Síntique. Neste ponto nos é permitido ter uma noção importante do papel da mulher no jovem cristianismo. Evódia e Síntique não estavam – como uma interpretação unilateral de 1Co 14.34s e 1Tm 2.11s tenta impor a todas as mulheres no cristianismo – condenadas às panelas, mas tinham serviços importantes a realizar na igreja. Chegaram a estar lado a lado com Paulo “no evangelho”! Como gostaríamos de saber mais detalhes! Aqui “o evangelho” não designa apenas o conteúdo da mensagem de Cristo, mas se refere a toda a atuação histórica dessa mensagem e praticamente designa (como “a fé” em Gl 3.23 e 25) uma época. Quando o evangelho chegou à Europa por instrução do Senhor e realizou sua obra em Filipos, essas duas mulheres estiveram juntas na luta. Será que já tinham participado daquela primeira pequena reunião de mulheres com Lídia na beira do rio ?Boor, Werner de: Comentário Esperança, Carta Aos Filipenses; Comentário Esperança, Filipenses. Editora Evangélica Esperança; Curitiba, 2006; 2008, S. 259
http://sosgospel.com.br/category/teologia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário